Wednesday, March 28, 2012

BOMA ATÓMICA EN HIROSHIMA DOCUMENTAL BBC


Este video fue producido también por la BBC de Londres, nos hace ver el poder de la bomba atómica que fue lanzada sobre Hiroshima, en el momento de la explosión, la bomba estalló siete veces más que el sol y la temperatura en el epicentro de la explosión y alcanzó un millón de grados centígrados. (Texto Valdemir Mota de Menezes, el escriba)


Monday, March 12, 2012

CAUSAS DAS GUERRAS

O Escriba Valdemir Mota de Menezes, escreve no Fórum de História para o seu amigo Olímpio sobre as causas das Guerras.


----------------------------------------

Olá Olímpio,

A cada dia, lemos notícias sobre rumores de crises neste ou naquele país. Nas últimas décadas o mundo sofreu com as crise Russa, Mexicana e mais recentemente temos acompanhado a crise na Grécia que causa problemas na zona do Euro, a moeda oficial da Europa. A globalização da economia, onde investidores mantem negócios em vários países ao mesmo tempo, faz com que o menor sinal de crise em um país, logo seja necessário deslocamento de capital de uma parte para outra, causando agitação no mercado especulativo, ou volátil. Aquele dinheiro que ninguém vê, mas se move a uma velocidade impressionante de uma parte para outro do planeta.

A ambição desmedida, a busca desenfreada pelo crescimento econômico e por riquezas, provocaram a explosão de uma bolha na economia americana, especialmente no mercado imobiliário, e quase fomos pelos ares. O mundo parece estar intranquilo, inseguro. Há uma tensão constante nas relações comerciais. O Caderno Econômico dos jornais se revestem de especial atenção, quando os analistas avaliam os resultados da balança comercial e passam a fazer previsões sobre a economia.

Só esperamos que estas agitações sempre se resolvam no campo diplomático e da cooperação internacional. Mas a história mostra que esporadicamente surgem líderes mundiais que querem resolver as questões com guerras e conflitos armados.